A HATHA Life – HL resgata a história, a arte, a culinária, a cultura e o lazer de cada comunidade pelas lideranças locais. Este é o objetivo do Ecoturismo Cooperativo.
Convém ressaltar que o turismo tradicional e o ecoturismo cooperativo se complementam, pois os turistas têm interesse em vivenciar a identidade cultural dos locais que visitam e não ficarem restritos à visita de pontos turísticos. Por isso o Ecoturismo Cooperativo é viável em todas as comunidades.

Veja o Senhor Helmut, em O Brasil que eu quero no vídeo a baixo.

Estratégia da HL:

  • Começar com um projeto-piloto e depois expandir-se para outros locais;
  • Organizar pré cooperativas informais de 7 (sete) a 13 (treze) membros para atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, envolvendo o maior número possível de pessoas;
  • Resgatar e registrar a história da própria comunidade para o conhecimento dos turistas;
  • Incentivar os moradores a oferecem hospedagem aos turistas, como fonte de renda;
  • Formar guias que conheçam a história e os serviços disponíveis na comunidade para orientarem os turistas, como fonte de renda;
  • Organizar torneios de várias modalidades em que os turistas possam se integrar à comunidade local.

Observações:

a) É necessária muita criatividade, pois não existe um modelo pronto. Cada comunidade tem a sua história e a sua identidade cultural, que é o principal atrativo do Ecoturismo Cooperativo.

b) A Hatha Empreendimentos – HE dispõe de diversos jogos que convém serem conhecidos por todos os que participam do Ecoturismo Cooperativo, pois facilita o intercâmbio em âmbito nacional e mundial, bem como diversos torneios.

c) Em Itapiranga (SC), Berço Nacional da Oktoberfest, iniciou-se o processo do Ecoturismo Cooperativo. Quando o Governador e o Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB do respectivo Estado definirem o município para realizar um projeto piloto, a Hatha Empreendimentos – HE dará a assessoria para implantá-lo nos demais Estados, priorizando os que oferecerem as melhores condições.