Quem somos?

A HATHA Empreendimentos – HE desenvolve o Ecoturismo Cooperativo em âmbito nacional e até internacional, à medida que houver interesse, cultivando os seguintes valores:

H = Humildade, sendo verdadeiro nas palavras e nas ações.
A = Amor na dimensão holística, abrangendo todas as criaturas.
T = Transparência, significando visibilidade dos procedimentos.
H = Harmonia consigo e com as outras pessoas, visando à paz universal.
A = Atitude de cooperação, comprometimento e liderança, mediante grupos geridos democraticamente.


A HE ensina o empreendimento cooperativo, na teoria e na prática, organizando pré cooperativas para gerar ocupação, renda e cidadania em plenitude

Pré cooperativa, termo criado pela HE, é um grupo informal de 7 a 13 pessoas, que funciona como se fosse uma cooperativa, cultivando os valores acima descritos.

Neste site descrevem-se somente a Hatha Rosas-HR, a Hatha Service-HS e a Hatha Tour-HT porque têm a mesma metodologia para viabilizar o Ecoturismo Cooperativo. Veja o vídeo: “O Brasil que eu quero”.

A Hatha Life-HL não está descrita porque será diferente em cada local. Ela retrata a identidade cultural da comunidade, desenvolvendo a arte, a cultura e o lazer. Nela abre-se um espaço imenso para a criatividade, o que vai atrair os turistas interessados em sair da mesmice e vivenciar algo diferente.

Em Itapiranga (SC), a Hatha Empreendimentos-HE está atuando desde 2018, apoiando as entidades locais, como fará em todos os municípios que dela participarem. Apenas para conhecimento, pode pesquisar em: Itapiranga, SC, ou Berço Nacional da Oktoberfest ou Dia D (Deutschland).

Ressalta-se que o processo está iniciando e todos os Estados e Municípios, bem como todas as pessoas podem participar.

Para participar do Ecoturismo Cooperativo é necessário o Governador definir junto, ao Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB do respectivo Estado, o município para realizar um projeto piloto a ser irradiado depois a outros municípios.

Convém ressaltar que o Ecoturismo Cooperativo não substitui, mas complementa o turismo tradicional, gerando ocupação, renda e cidadania ao maior número possível de pessoas. Inclusive locais como Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, abrem um leque de oportunidades para a população local.

Portanto todos os países, estados e municípios podem participar do Ecoturismo Cooperativo, objetivo final da Hatha Empreendimento-HE.

                                                 Boas vindas e muito êxito!


Helmut e Manoel

Helmut com o Sr. Manoel Tranquilino, que em duas décadas foi o Coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Brasília. Ver textos 26, 27 e 34 na Interlocução.

Helmut, Antônio, Mestre Woo e amigos

Antônio, atual Presidente da ABT, Mestre Woo, com os ex-presidentes Barbará, Ivanise, Gustavo e Helmut na PHU na comemoração do aniversário de 84 anos do Mestre Woo em março/15.

Helmut e participantes da Casabrd

Walter, Miriam, Vânia, Helmut, Maria das Neves e Barbará, participantes do Stammtisch Mensal da Casa Brasil-Alemanha - Casabrd na PHU em março/15.

Helmut na Coopersystem

Helmut com a presidente, Elza Cançado, e técnico que elaborou a primeira versão deste site, Hugo Felinto.

    Veja as fotos acima… Somos inúmeras pessoas e entidades comprometidas com a melhoria da qualidade de vida através da convivência pacífica de todos os povos, buscando a unidade na diversidade, em processo permanente de cooperação na busca da Verdade, que é unica. As fotos e as explicações abaixo são alguns exemplos.


1. Sahaja Yoga. Várias pessoas das fotos acima participam da SY, que resulta na saúde física, mental e espiritual. Ela já abrange os cinco continentes e envolve, gratuitamente, pessoas de todas as religiões, ou sem religião, em busca da harmonia universal. As pessoas interessadas podem procurar o grupo mais próximo pelo site: www.sahajayoga.org.br.

2. Tai Chi Chuan. São técnicas e exercícios milenares para cultivar o bem estar dos praticantes. Em Brasília (DF) a Associação Being Tao – ABT pratica e ensina isso gratuitamente na Praça da Harmonia Universal – PHU desde o dia 08/10/1974, sob a orientação do Mestre Joseph Moo Shong Woo. Ver no site: www.phu.org.br.

3. Pastoral Carcerária. Desde 1972 a Arquidiocese de Brasília tem um grupo que mantém contato semanal com presos e pessoas vitimadas pelo crime para levar-lhes o conforto espiritual, no intuito de reintegrar os presos ao convívio social, ciente de que não são os anos de prisão que convertem os presos, mas as pessoas que encontram neles o Divino Mestre que disse: “Estive preso e fostes me ver”. Convém que surjam grupos semelhantes de católicos, evangélicos e de outras igrejas nos municípios do Brasil onde há presídios, por ser esta a estratégia mais sábia, barata e eficaz para resolver o problema penitenciário que tanto aflige a sociedade brasileira.

4. Stammtisch da Casabrd. A Casa Brasil Alemanha – Casabrd foi criada no dia 04/05/1999 e realizava mensalmente o Stammtisch, que era um evento de confraternização entre brasileiros e pessoas de língua alemã. A Casabrd está desativada, pois em outubro/17 o seu fundador mudou-se do DF para SC. Na Alemanha, Áustria e Suíça “Stammtisch” é uma mesa reservada em bares para as pessoas mais importantes do local. No Brasil, e em outros países, a Hatha Life – HL sugere que bares e restaurantes reservem uma mesa, denominada Stammtisch (mesa da tribo), para encontros semanais, mensais ou anuais com o objetivo de realizar eventos artísticos com músicos, cantores, declamadores etc.. Assim se resgata e se desenvolve a identidade cultural de cada comunidade, requisito básico para o Ecoturismo Cooperativo, objetivo da Hatha Empreendimentos-HE. Ele será implantado nos países interessados, tendo como referência da Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco.


A HE é como um grão de mostarda que nasceu pequena e se tornará uma árvore frondosa, organizando uma imensa rede de pessoas necessitadas que acreditam na cooperação como estratégia para a sua inclusão no mercado, sem depender das benesses do Estado ou de outras entidades, pois o que é bom tem que andar sobre as próprias pernas.

São projetos que criam ocupação, renda e cidadania de forma alegre, saudável e prazerosa, mas simultaneamente com muita responsabilidade, porque lidam com pessoas. As atividades são realizadas num ambiente de aconchego, vivenciando a sociedade que se deseja.

Conquiste a autonomia na HE gerando qualidade de vida, com profundo respeito não só ao meio ambiente, mas ao ambiente inteiro, incluindo a dimensão espiritual, independentemente da convicção religiosa de cada pessoa, que precisa ser respeitada.

Ninguém é feliz sozinho… Venha ser feliz conosco e irradiar felicidade aos outros