Curriculum Vitae

Foto com Márcio e Tadeu em 05-06-13

I – Dados Pessoais:

Nome: Helmut Egewarth Data de nascimento: 03/04/1948
RG: 1.687.736 – SSP/DF CPF: 121.909.340-87
Endereço: Linha Presidente Becker – CEP: 89896-000 Itapiranga (SC)

II – Dados Profissionais:

    Área de atuação: Cursos e palestras sobre Cooperativismo e Organização do Quadro Social de Cooperativas – OQS. Como Micro Empreendedor Individual – MEI, ensina o empreendimento cooperativo mediante pré-cooperativas de 7 a 13 membros.
    Formação profissional: Graduação em Filosofia e Ciências Contábeis, com duas Pós-graduações em Cooperativismo e várias especializações.
    Mini currículo: Helmut viajou por mais de trinta países 0bservando experiências de organização socioeconômica de comunidades, no intuito de intercambiar informações. Fundou, em 1976, a Associação de Itapiranguenses na Grande Porto Alegre – ASSIPA, que serviu de referência para o surgimento de várias associações semelhantes. Foi Professor de Cooperativismo, durante três anos na Unijui (RS), Coordenador Estadual de Educação e Capacitação Cooperativista, durante quatro anos, na Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS e Coordenador Nacional de Educação e Capacitação Cooperativista, durante doze anos, na Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB. Permaneceu nela como assessor desta área até se aposentar, ou seja: atuou 35 anos no Cooperativismo Brasileiro, dos quais 32 no Sistema OCB e 28 na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). A partir de junho/13 coordena a Hatha-Empreendimentos – HE ensinando o empreendimento cooperativo, na teoria e na prática, mediante projetos autogeridos e autofinanciados, para dar oportunidade de ocupação, renda, cidadania e qualidade de vida ao maior número possível de pessoas, principalmente às marginalizadas pelo mercado ou em atividades ilícitas. Pessoas de qualquer idade podem participar. Os projetos são os seguintes:

a) A Hatha-RosasHR para dinamizar o ramo Especial do Cooperativismo Brasileiro. Esta é a porta de entrada para todos os projetos da HE.

b) A Hatha-ServiceHS para apoiar os ramos  de Produção e Trabalho. Este é o estágio intermediário para viabilizar o projeto da HT.

c) A Hatha-TourHT para desenvolver o Ecoturismo Cooperativo. A HT dinamiza a economia local, regional, nacional e mundial, gerando um leque enorme de oportunidades para diversos profissionais, mediante um fluxo permanente de turistas, organizados de forma cooperativa. Os turistas da HT têm o compromisso de respeitar os usos, costumes e valores dos locais visitados. Cada Estado do Brasil pode indicar o município ou região com maior potencial para este tipo de turismo e será atendido à medida do possível, priorizando os que derem maior apoio para a implantação de um projeto piloto. Sugere-se que a indicação do município ou região seja feita com o respaldo da respectiva Organização das Cooperativas do Estado – OCE.

    Helmut era agente da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Brasília, enquanto morava do Distrito Federal, e sugere que todos os municípios com presídios apóiem este tipo de pastoral, de qualquer igreja, por ser esta a melhor estratégia para reintegrar à sociedade os que já cumpriram a sua pena. Não são os anos de prisão e sim a ação conjunta do Estado e da sociedade que reabilita essas pessoas para o convívio social. Conferir neste site texto número 27 na “Interlucução”: Projeto PIRES.

    Histórico: Helmut Egewarth realizou eventos, palestras e cursos sobre Cooperativismo no Sistema CNCoop/OCB/Sescoop e em outras entidades. Recebeu atestado de competência técnica para atuar, como consultor e instrutor das seguintes entidades: CNCoop/OCB/Sescoop Nacional e, até agora, dos seguintes Estados: AL, AM, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RJ, RO, RR, RS, SC e TO.
    Métotodo utilizado: Construção participativa do saber e do fazer, mediante palestras, discussões, aulas, trabalhos em grupo e encenações, conforme o Guia Metodológico publicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, em 2007. Este método está baseado em Confúcio: “Conte-me e eu esqueço; mostre-me e eu apenas me lembro; envolva-me e eu compreendo”.

III – Dados Empresariais:

Nome: Hatha Empreendimentos – HE Data de abertura: 22/04/2013
CNPJ: 17.979.945/0001-08 Insc. Est. (DF): 07.641.243.001-04
Celular: (49) 98862-7600 GFIP e RAIS: Não precisa porque não tem empregados
E-mail da Empresa: hatha.he@gmail.com
Endereço: Linha Presidente Becker – 89896-000 – Itapiranga (SC)
Certificado de Regularidade do FGTS – CRF: 2.013.112.211.572.247.074.925
Atividade Principal: Professor particular – Atividade CNAE: 85.92-9/99: Outras atividades de ensino
NIRE: 32-8-0396775-1  MEI – Micro Empreendedor Individual

OBSERVAÇÃO:

    O Método Cooperativo, que consiste na construção participativa do saber e do fazer, foi testado durante mais de três décadas em diversos Estados do Brasil e em outros países. Este método pode ser usado em qualquer assunto e para todos os públicos, cabendo ao instrutor fazer as adequações. A Hatha Empreendimentos – HE se dispõe a repassar esta metodologia a entidades interessadas.