Simbologia

A Hatha Empreendimentos – HE é plena de simbologia, conforme explicações abaixo:

Imagem - Hatha
 img-header-generica     Várias figuras, de diversas cores, simbolizam a atuação da HE em grupos de 7 a 13 pessoas, denominados pré-cooperativas, enquanto estas pessoas vivenciarem os seus cinco valores. Assim elas aprendem o Cooperativismo na teoria e na prática, podendo constituir cooperativas quando economicamente viáveis.
hatha-icon     Na HE cada pessoa é uma estrela com luz própria. No Sistema Cooperativista, ela torna-se uma constelação de estrelas, pois atua-se coletivamente. Ele já existe em todos os países e em todos os setores da economia, com a mesma Doutrina, Valores e Princípios, valorizando as pessoas sob todos os prismas.
    É o símbolo do Cooperativismo. O círculo representa a eternidade, pois não tem início e nem fim. O pinheiro representa a vitalidade, porque cresce em ambientes difíceis, permanecendo sempre verde. Dois pinheiros juntos representam a união. O amarelo representa a energia do sol e a riqueza que ele gera pela cooperação.
    Simboliza o Tao, ou seja: o yang e o ying em que se resume todo o universo. Em outros termos, simboliza o divino. Todas as religiões têm o mesmo fundamento e o mesmo objetivo. O que as diferencia basicamente são questões culturais e institucionais. Pessoas sábias superam as limitações e vivem em plenitude, respeitando a diversidade. O que une todas as religiões é o Amor.
    A flor de lótus nasce no lodo e se abre em inúmeras pétalas, representando a iluminação das pessoas que chegam ao Reino dos Céus. É o topo do canal central no corpo sutil das pessoas, ou seja: o Sahasrara Chakra. No processo da evolução todos chegam a este nível e o momento da chegada depende do livre arbítrio de cada pessoa.
    O sol representa a energia, que com os seus raios faz tudo crescer de forma saudável. É a única luz verdadeira que ilumina o planeta terra. Ele é o canal direito no corpo sutil das pessoas. Os sete raios que envolvem a flor de lótus, no desenho da HE, representam os sete Princípios do Cooperativismo. O símbolo do omkara, no centro do sol, representa o som primordial, ou seja: o Verbo que existe desde o início do universo e agora habita entre nós há mais de 2000 anos.
    A lua representa todo o passado, o lado sombrio da vida e o desejo de chegar à luz. É o canal esquerdo no corpo sutil das pessoas. Pelo puro desejo, todos chegam à luz que é a iluminação divina transmitida gratuitamente pela Sahaja Yoga.
    As ovelhas são mansas e humildes, convivem coletivamente aos cuidados de um pastor, em harmonia com a natureza, e fornecem a lã para aquecer os que vivem marginalizados pela frieza do mercado. O fundo desta tela significa a lã que as ovelhas fornecem para aquecer o coração das pessoas que atuam na HE.
ganapathi[1]     Shri Maha Ganesha é o Alfa, origem de tudo, que remove todos os obstáculos para o crescimento espiritual. Há mais de 2000 anos ele nasceu, como Ômega, em Jesus Cristo. Na Sahaja Yoga, que significa yoga espontânea, aprende-se tudo sobre a evolução. A Sahaja Yoga já existe nos cinco continentes e gera saúde física, mental, espiritual e emocional, resultando no bem estar pleno das pessoas e na harmonia universal. Pessoas de qualquer religião, ou sem religião, podem entrar na Sahaja Yoga: www.sahajayoga.org e nela permanecer enquanto se sentirem bem. Ela é gratuita. Mas nenhuma pessoa precisa estar na Sahaja Yoga para participar dos projetos da Hatha Empreendimentos – HE, pois são duas coisas bem distintas.