Hatha Tour – HT

tour

hatha-tour

           

Histórico

Em 1994 foi elaborado o projeto da Happy Tour-HT para viabilizar o Ecoturismo Cooperativo, apresentado no Congresso Brasileiro de Cooperativismo – XI CBC em Brasília (DF), nos dias 5 a 7/11/1997, e divulgado aos Presidentes e Superintendentes da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB de todos os Estados do Brasil em novembro de 1998.

No Congresso Nacional foram realizados dois seminários com a participação dos Sr. Roberto Rodrigues (ex-presidente da ACI) e Dejandir Dalpasquale (ex-presidente da OCB), além de Deputados Federais e Senadores, bem como de lideranças do Cooperativismo Brasileiro. Isso ensejou a criação do Ramo Turismo e Lazer no dia 28/04/2000.

Felizmente o Cooperativismo Brasileiro está retomando o projeto, mediante roteiros turísticos que abrangem todas as Regiões Geográficas do Brasil. É conveniente cada Estado indicar o município com maior potencial para o Ecoturismo Cooperativo, para servir de projeto piloto.

A Happy Tour, agora denominada Hatha Tour HT, vai viabilizar o Ecoturismo Cooperativo no intuito de gerar um intercâmbio de grupos organizados pela HE com o objetivo de atuar nos locais onde a Hatha Service – HS estiver prestando os principais serviços para este tipo de turismo.

É importante ressaltar que estes serviços já devem funcionar antes de os turistas chegarem, senão a estrutura se inviabiliza. Os turistas apenas vão usufruir a convivência das comunidades, já organizada pela HS.

O ecoturismo não se limita a belezas naturais, mas engloba valores históricos, culturais e sociais dos municípios onde atua. Aqui convém transcrever os itens 139 e 143 da Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, publicada no dia 24/05/15. VEJA AQUI!

Além de inúmeros outros benefícios, o Ecoturismo Cooperativo resgata e preserva a cultura, gera uma gama enorme de oportunidades de ocupação, renda e cidadania para a população local, resultando no desenvolvimento endógeno de toda a região, e cria a autoestima e a identidade cooperativa nas pessoas que dele participam.

O Ecoturismo Cooperativo é muito mais educativo, prazeroso e, possivelmente, mais barato, ficando a renda no próprio local, o que leva ao desenvolvimento de todas as potencialidades da comunidade.

Ele também viabiliza a atuação integrada de vários Ramos do Cooperativismo, cumprindo o sexto princípio do Sistema Cooperativista: Intercooperação.

   Esta é a grande meta da Hatha Empreendimentos – HE em todos os países que aderirem aos seus projetos.

Estratégia da HATHA TOUR:

  • Averiguar se o município tem potencial turístico. Estados e municípios interessados podem se manifestar.
  • Identificar serviços profissionais que faltam para viabilizar o Ecoturismo Cooperativo.
  • Organizar-se em pré cooperativa pela Hatha Rosas – HR para vivenciar o empreendimento cooperativo.
  • Participar de cursos profissionalizantes, no intuito de suprir os serviços profissionais que faltam.
  • Organizar-se em pré cooperativa pela Hatha Service – HS para prestar esses serviços, independente do Ecoturismo Cooperativo.
  • Somente então constituir uma pré cooperativa da Hatha Tour – HT com profissionais devidamente capacitados.
  • Futuramente, quando forem conhecidos no mercado e tiverem feito um curso básico sobre Cooperativismo, podem constituir uma cooperativa do Ramo Turismo e Lazer, desvinculando-se da HE. Esta poderá prestar serviços demandados pelas cooperativas, que são entidades autônomas.

Seguem as atividades que serão desenvolvidas pela HE:

  1. Apoio aos Desamparados Pessoas que necessitam de atenção especial na comunidade.

  2. Biblioteca Comunitária Criação de espaços para o intercâmbio de livros e de conhecimentos.

  3. Desenho da Árvore Genealógica Porta de entrada para o Ecoturismo Cooperativo.

  4. HB 10, 15 ou 20 metros Hatha Bocha (HB) é um jogo, criado pela HE em 2017, que certamente vai incentivar a participação nas demais atividades, por ser envolvente e vibrante.

  5. Jogos de Mesa Xadrez, cartas e outras modalidades.

  6. Meditação Técnicas para obter gratuitamente a saúde física, mental, espiritual e emocional.

  7. Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI) Espaço para o surgimento de novas lideranças.

  8. Resgate da História de Comunidades Mediante fotos, vídeos e relatos orais ou escritos.

  9. Teatro, Canto e Dança – TCD Espaço para desenvolver estas e outras artes.

  10. Hatha Alegrias – HA Eventos para as quatro estações do ano.

  11. Outras Atividades – Espaço para a criatividadesO céu é o limite a ser ultrapassado.

 

Download de instruções das atividades: btn-download-pdf

Download de instruções aos coordenadores: btn-download-pdf

Observações:

a) O Ecoturismo Cooperativo está sendo divulgado desde 1994 em âmbito nacional, mas só agora, com a Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco e a eleição do argentino Ariel Enrique Guarco para a presidência da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, com mandato até 17/11/201, surgiram as condições para implantar um projeto piloto em cada Estado do Brasil e em outros países. 

b) Cabe ao Governador do Estado, com o Presidente da OCB/Sescoop-UF (Organização das Cooperativas Brasileiras), definir um município para implantar o projeto piloto de Ecoturismo Cooperativo.

c) As atividades acima criam a infraestrutura necessária para viabilizar esse projeto, seguindo as mesmas diretrizes em âmbito mundial.

d) Pessoas de qualquer idade podem participar das atividades da HE, independente do Ecoturismo Cooperativo, o que gera ocupação, renda e cidadania imediata.

e) A HE dá a orientação para o funcionamento dessas atividades e a integração entre elas, onde as pessoas são autônomas, ou seja: não há empregados.

f) Os participantes da atividade escolhem as suas lideranças. A HE  valoriza os jogos pois, conforme a ONU, é a melhor estratégia para revelar lideranças. Em qualquer teste a pessoa pode enganar, menos no jogo, onde ela se revela exatamente como é. Nada é perfeito e tudo pode ser aperfeiçoado. Neste sentido, a HE agradece antecipadamente pela cooperação.

Obviamente cada pessoa pode organizar-se da forma como quiser. A HE apenas viabiliza isso pelo Sistema Cooperativista, que está em todos os países e em todos os setores da economia sob o lema da ONU: As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor.

É necessário iniciar com pré cooperativas de 7 a 13 pessoas para os participantes aprenderem o Cooperativismo na teoria e na prática. O turismo e o ecoturismo são viáveis pelo sistema mercantilista. O Ecoturismo Cooperativo só é viável pelo Sistema Cooperativista.